Mulheres no Marketing

Mulheres no Marketing: como está o mercado do marketing e da comunicação para elas?

Feminismo. Igualdade. Mulher. Esses assuntos têm estado em muita evidência, principalmente nos últimos tempos. Agora, o que isso realmente significa quando falamos de mulheres no marketing e em todo mercado da comunicação?!

Uma pesquisa feita pelo Meio & Mensagem em 2016, mostra que as mulheres representam apenas 20% no setor criativo das principais agências de publicidade do país. Por mais que a pesquisa tenha mais de 1 ano, isso nos mostra que ainda há muito o que se fazer para melhorar esse número.

Não é incomum ver relatos de mulheres que sofrem algum tipo de preconceito em sua profissão. E isso é um fator que pode ser considerado importante quando falamos de igualdade no trabalho. Em todos os segmentos, há muitos casos de mulheres que não são levadas à sério por seus superiores. Hoje estamos caminhando para uma melhora neste pensamento. Aos poucos, as mulheres estão ganhando novos cargos de liderança e maior confiança nas empresas.

Como fica a mulher no mercado da publicidade

O mundo da Publicidade é majoritariamente dominado por homens. Basta ver os grandes prêmios que são concebidos aos profissionais do mercado. E vale lembrar dos números citados acima.

Porém, da mesma forma que em outros segmentos, a mulher começa a conseguir seu espaço. Quando falamos de Marketing Digital, que é uma área ascendente, é possível ver muita mulher influente. Ainda não é nem perto do que temos no mercado como um todo, mas é um começo. E o melhor: há uma visibilidade e referência nessas mulheres e em seu trabalho.

Se formos considerar que a mulher só teve direito ao voto há menos de 100 anos, cada passo e cada conquista ganha um ponto positivo. Cada nova mulher que assume um cargo de liderança em uma agência ou grande empresa, é algo a se comemorar.

No Dia Internacional da Mulher, mais do que mostrar um pouco de como está o mercado da comunicação e marketing para elas, queremos mostrar a importância deste dia. Ainda há muito que conquistar, só estamos começando, mas é extremamente essencial ter este começo.