O que faz um promotor técnico e qual sua importância?

O que faz um promotor técnico e qual sua importância?

Confira a relevância desse profissional, inclusive para indústrias que não atuam diretamente com o consumidor final.

O promotor técnico é o profissional que realiza a divulgação de produtos e serviços, especifica e orienta quanto a utilização. Além disso, elabora propostas comerciais e presta suporte técnico aos clientes.

Partes essenciais do trabalho de Trade Marketing, os promotores técnicos têm como objetivo promover e melhorar o desempenho da marca e do produto de determinada empresa. Para isso, ele precisa encontrar maneiras mais atrativas de oferecer a mercadoria ao consumidor, contribuindo para a venda do produto e deixando-o mais próximo da marca que representa.

Diferentemente de um promotor de vendas tradicional, que é o que oferece degustação ou faz reposição em mercados, o promotor técnico tem que estar totalmente por dentro de todas as informações técnicas do produto. Seja para atender diretamente um cliente ou para dar suporte ao vendedor.

Além de desempenhar essas funções, o promotor também é responsável por reportar à indústria algumas informações. Como, por exemplo, o preço e promoções promovidas pelo concorrente, o potencial de venda e pontos de melhorias, resultados de determinada campanha, entre outros. Por meio dessas informações, a indústria tem condições de tomar ações de melhorias, trocas ou ainda interromper alguma campanha. Pode aprimorar os produtos ou embalagem e auxiliar o comercial da empresa a promover mais vendas. É a melhor fonte de pesquisa de mercado, onde a atuação é imediata. O que faz com que os resultados sejam mais positivos.

No mercado B2B (business to business), o promotor técnico é essencial para que a demanda seja gerada à indústria. Um exemplo bem conhecido são os propagandistas, que atuam em consultórios médicos e farmácias para divulgar os produtos do laboratório que representam. Dessa forma, o médico e balconista começam a oferecer determinado produto aos consumidores, gerando venda para a loja (drogaria), distribuidores e própria indústria farmacêutica. Esta última, por sua vez, é quem investe neste serviço de promoção técnica. Sempre pensando em aumento de vendas.

Em vários outros segmentos, além do farmacêutico, podemos oferecer esse serviço de marketing direto com foco real no aumento de vendas. A nossa agência é especialista nesse tipo de ação e garante excelentes resultados, muito mais abrangente e focados que uma propaganda tradicional. Entre em contato conosco e confira!