Diferenças entre promotor técnico e promotor convencional

 

 

 

Afinal, quais as diferenças entre promotor técnico e promotor convencional? E onde elas impactam em seu negócio?  

Recentemente, falamos aqui sobre a promoção técnica de venda para seu negócio. Hoje, vamos continuar um pouco nesse tema, mas agora mais focado: afinal, qual a diferenças entre promotor técnico e o promotor de vendas que já conhecemos?

Como mencionamos no outro post, o promotor técnico tem um foco mais específico. Ele é para um produto que necessita de informações mais complexas e de um conhecimento mais elevado. Não é apenas uma demonstração do produto, é explicar suas atribuições, usos e outras informações que sejam pertinentes para o seu cliente final.

O conhecimento do promotor técnico sobre um produto é muito mais amplo se comparado a um promotor convencional. Exatamente por ter que saber essas especificações e explicá-las para o público de interesse. Muitas vezes, o promotor técnico já lida com pessoas com um conhecimento mais amplo, então poderá ser questionado a respeito.

A maior diferenciação

Como já deve ter ficado claro, o conhecimento do promotor técnico é a maior diferenciação para esse tipo de ação. Ele pode aprofundar mais no tratamento do seu produto e apresentar de uma forma mais convincente que ele é a melhor opção para o cliente.

Vai muito além de uma simples demonstração ou degustação. O promotor convencional está ali para poder divulgar um produto ou marca, o técnico divulga, além disso, a experiência, o resultado e o que esse produto tem a oferecer.

É a certeza de ter um entendimento melhor de seu produto, com uma resposta positiva no aumento de vendas.

Como saber de qual preciso?

Essa parte é um complemento para tudo que foi dito até agora. Em resumo, o foco está no seu produto. O que você vende? Se for um produto que necessita de uma apresentação mais técnica, você já tem sua resposta.

O vidro é um bom exemplo de produto que pode ser usado para a promoção técnica. Ele possui especificações que somente uma pessoa com conhecimento técnico pode passar. Orienta os vidraceiros e consumidores finais sobre as melhores práticas do mercado.

Outro produto que pede o uso de um promotor mais técnico, são os remédios. Por isso existem os propagandistas. Eles possuem um conhecimento para falar diretamente com a classe médica. São eles que apresentam novos medicamentos ou formas de utilização para os médicos, por isso, ele precisa ter conhecimento amplo.

Em resumo, quanto mais técnico seu produto for, mais necessária a presença de um promotor técnico será. Se você tem alguma dúvida se o seu produto se encaixa ou não nesses termos, fale conosco que podemos ajudar.