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Como fazer uma ação de Trade Marketing eficaz?

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Você sabe o que significa trade marketing e como ele pode ajudar seu negócio?

Trade Marketing é uma estratégica adotada dentro do planejamento de Marketing que, de certa forma, aproxima indústria e distribuidor. O foco maior desse tipo de ação é estreitar laços com os seus revendedores para que o resultado chegue ao consumidor final e, claro, gere lucro para ambos os lados.

Junto com o promotor técnico, essencial nesse tipo de ação, o produto é apresentado ao distribuidor. O trade marketing desenvolve inúmeras ações dentro da praça que o produto é vendido, determinando as melhores formas de divulgação, como por exemplo, ações de abordagem dentro da loja, apresentação do produto na prateleira, sinalização com materiais promocionais e elaboração de campanhas promocionais. É um importante elo entre o departamento de marketing e vendas, onde as estratégias são desenvolvidas visando o aumento efetivo nas vendas, dentro do ponto de venda e rede de distribuição.

O responsável pelo trade marketing de seu negócio avalia a concorrência e define o melhor preço a ser adotado para um produto e a estratégia de divulgação no mercado, seguindo a linha qualidade/concorrência/benefícios/divulgação.

Mas, afinal, como isso pode ajudar meu negócio?!

Já ouviu falar daquela história que a empresa precisa ser vista para ser lembrada?! O trade marketing leva seu negócio até o consumidor final utilizando-se de várias ações para que o cliente veja o produto e decida-se por ele. O principal objetivo das ações de trade marketing é criar e fomentar o interesse de compra.

Se aproximando de seu consumidor final, ele será mais procurado e o aumento das vendas vem como consequência. Você trabalhará diretamente na principal fonte de consumo de seu produto. É um retorno praticamente certo.

Dessa forma, o seu produto passa a ser mais lembrado, sua marca ganha reconhecimento do mercado e seu negócio só tende a crescer.

Certo, agora, como fazer uma ação de trade marketing eficaz?

Agora que já conceituamos alguns pontos, vamos ao fato principal deste artigo: afinal, como é possível fazer uma ação de trade marketing eficaz, que me traga os resultados que preciso?

Se o trade marketing é aproximar seu produto do consumidor final, a estratégia inicial é fazer essa aproximação acontecer. Isso pode ser feito de várias formas, mas a mais usada é através de promotores, que apresentam o produto para o seu principal consumidor.

O ideal é começar com promotores em pontos estratégicos, locais onde seu público alvo é mais encontrado. Por exemplo, se você é um produtor local, o ideal é buscar mercados de sua região para apresentar seu produto ao seus vendedores. Um exemplo de um tipo de trade marketing que podemos citar, neste caso, é o feirante. A diferença é que ele não faz nenhum tipo de intermediação de venda do produto, afinal, ele já vende para consumidor final.

Parcerias, apresentações, visitas aos seus distribuidores são algumas outras formas de estratégicas aplicadas ao trade marketing que você pode utilizar com o passar do tempo.

O que você deve manter sempre em mente: o propósito principal do trade marketing é atingir o consumidor final, fazer com que ele conheça seu produto e o tenha sempre em mente quando for comprá-lo.

Dessa forma, há ganhos para todos os lados, pois o consumidor sai satisfeito pelo produto adquirido e seu distribuidor e você aumentam as vendas, como consequência.

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