Topo de rolagem

Campanha Promocional: qual sua vantagem e por que usá-la?

money

Entenda um pouco o que é e como funciona a campanha promocional, além de usá-la da melhor maneira para o seu negócio.

Você já deve ter ouvido esse termo antes: campanha promocional. Talvez tenha passado batido, não tenha prestado muita atenção, mas aí em um determinado momento, seu chefe fala que vocês irão iniciar uma campanha promocional para começar a vender um determinado produto. Aí você pensa “já ouvi esse termo antes, mas o que significa?”.

É um pouco sobre isso que iremos falar hoje.

Campanha promocional, como o nome já sugere, é uma campanha com foco promocional para aumentar as vendas de um determinado produto. Pode ser um produto novo, para o público tomar conhecimento, ou um produto que não tenha muita saída e você queira mudar isso.

Existem vários tipos de campanhas promocionais. No supermercado, por exemplo, você já deve ter visto aquela etiqueta “compre 1, leve 2”. Outro que podemos citar é a que envolve sorteios e prêmios, que também é muito vista, ainda mais em programas de TV. Você compra um determinado produto ou uma quantidade “X” e participa de um sorteio para concorrer a diversos prêmios.

Campanhas promocionais estão em nossa volta, mesmo que não percebamos isso. E uma coisa é certa: ela é uma das principais maneiras de se obter resultados positivos e aumento nas vendas.

Como desenvolver uma boa campanha?

Uma boa campanha depende muito de qual seu objetivo. Aumentar a circulação de um produto no mercado, lançar um produto novo, ampliar as vendas de um determinado segmento de produtos que trabalha. As possibilidades são enormes e você só tem a ganhar.

A principal vantagem desse tipo de ação é exatamente o resultado rápido de retorno nas vendas. Além de aumentar a visibilidade de sua marca e produto para o consumidor final. É algo que agrada a todos: você e seu público alvo.

Para desenvolver uma boa campanha, comece tendo em mente o que citamos no começo deste tópico: seu objetivo. A partir disso, basta criar ações com distribuidores ou direto nos pontos de vendas. Pesquise seu concorrente, saiba o que ele está fazendo, pois isso também pode lhe ajudar a bolar estratégias que te beneficiem. Tenha em mente que seu consumidor final é o responsável pela compra, então ele tem que enxergar que tem alguma vantagem ao adquirir o produto.

Acertando esses pontos, basta começar com as ações. Acompanhando de perto os resultados e, se for preciso, mude. Não há problema nenhum em fazer algo diferente do seu plano inicial, desde que não prejudique ninguém e esteja tudo dentro de sua proposta. Mudar pode ser bom e pode lhe trazer mais resultado quando se é feito com cautela e com um bom embasamento.

Isso realmente me trará algo positivo?

Você pode até achar que isso é um gasto a mais, mas não é. É preciso pensar nesse tipo de campanha como um investimento. Pode acreditar, o retorno é muito maior do que qualquer dinheiro e tempo que você dedique a essas ações.

Se o processo for feito com cuidado, analisando todos os pontos que devem ser considerados para o resultado final, não há como dar errado. Você verá que os números de vendas mostrarão que tudo valeu a pena.

Mais do que isso, poderá chegar a um determinado momento pensando “por que eu não fiz isso antes?”.

Campanha promocional é a certeza mais rápida de aumento de vendas e, se precisar, pode contar com a CADA para isso.

Deixe um comentário