Topo de rolagem

Caso William Wack – O que podemos aprender com isso?

Caso William Wack o que podemos aprender com isso
Imagem: https://economia.uol.com.br/blogs-e-colunas/coluna/reinaldo-polito/2017/11/10/william-waack-suspeita-racismo-conversa-gravacao.htm

 

Caso William Wack: até onde vai o poder de pulverização das redes sociais?

Se você é uma pessoa conectada às redes sociais, provavelmente ouvir falar sobre o caso Wiliam Waack. Envolvido em uma polêmica de cunho racista, o jornalista teve seu nome muito divulgado e falado nos últimos dias. Polêmicas a parte, o que viemos tratar aqui hoje é mais sobre a repercussão do caso em si.

Após seu comentário repercutir e viralizar nas redes, Waack foi afastado de seu cargo como âncora do Jornal da Globo. Além de trazer para si um afastamento, ele também acabou criando uma campanha positiva, indo de encontro ao seu comentário.

Entenda um pouco do caso

Para quem não acompanhou ou não sabe o que aconteceu, nós explicamos. O fato ocorreu quando Waack cobria as eleições dos Estados Unidos, cerca de um ano atrás. Uma gravação, feita antes do programa em que ele estava ir ao ar, mostra o jornalista falando que o barulho causado por pessoas do lado de fora seria “coisa de preto”.

O vídeo foi viralizado, repercutindo negativamente para o jornalista que, por isso, teve seu afastamento anunciado.

Mas e o que temos com isso?

Tudo! Boa parte da “culpa” dessa repercussão toda, foi pelo tanto que o vídeo e comentários a respeito viralizaram na web. Muitos pedindo a demissão do jornalista, o que acabou no resultado de seu afastamento.

Além disso, várias pessoas se manifestaram na Web criando uma hashtag positiva para divulgar o que é, de fato, “coisa de preto”.

Com isso, temos uma ideia de como as redes podem pulverizar uma notícia e, ao mesmo tempo, conseguir trazer algo positivo. Se a união faz a força, qual seria o tamanho da força de uma rede que liga não só uma cidade ou bairro, mas, sim, vários países e municípios de todo o mundo?

Nomes como Nelson Mandela, Michael Jackson, Machado de Assis, Elza Soares, Viola Davis, entre tantos outros nomes conhecidos, foram citados nessa homenagem que invadiu o Twitter na tarde de quinta-feira (9). A hashtag, inclusive, ficou entre os assuntos mais comentados (Trends Topics) da rede social do Brasil e do mundo.

Ou seja: é preciso ter cuidado!

Hoje em dia, as redes estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia. É preciso ter muito cuidado com o que se fala, ainda mais quando se é uma figura pública ou empresa.

Afinal, às vezes, uma coisa que poderia ser facilmente evitada pode te prejudicar por toda uma vida.

Pense nisso!

 

Texto por: Tânia Saad | Equipe CADA Comunicação
Contato: tania.saad@cadacomunicacao.com.br

Deixe um comentário