Quando falamos em campanhas de incentivo, o que vem à sua mente? Prêmios e sorteios para quem conseguir mais vendas de sua equipe?! Bem, basicamente é exatamente isso que acontece.
As campanhas de incentivo são estratégias que você faz para incentivar, como o próprio nome diz, seus vendedores a aumentarem suas vendas. Geralmente, essas campanhas possuem um objetivo ou meta a se cumprir e possuem premiações para quem atingi-los.
Campanhas para te quero?!
A proposta das campanhas de incentivos é ótima e os resultados são muito assertivos. Sua equipe se motiva a procurar novas vendas e trazer mais resultados.
Porém, como dito anteriormente, toda campanha precisa ter um objetivo e uma meta a serem batidos. Portanto, não adianta ir lançando várias campanhas de incentivo sem uma proposta, um objetivo que queira cumprir. Então, primeiro passo é se perguntar: por que eu quero (ou preciso) fazer uma campanha de incentivo?!
Se você está lançando um novo produto, ainda desconhecido, ou precisa alavancar a venda de um produto que já existe, mas está parado: essa pode ser sua resposta.
Em paralelo, é preciso estabelecer as premiações que serão entregues a quem atingir as metas. Viagem? Dinheiro? Vale-compras? Isso você pode definir com seus colaboradores e criar premiações que os incentivem a buscar melhores resultados. E isso é preciso levar em consideração: a premiação é para eles, portanto, precisa atender ao que eles gostariam de ganhar para gerar um melhor resultado.
Além disso, é preciso definir um orçamento para compra dessas premiações. Pensar em um valor que seja suficiente para trazer uma premiação boa para seus colaboradores. Além disso, é preciso que as metas e objetivos estejam alinhadas com um retorno positivo, gerando um lucro em cima das vendas.
E tenha em mente que campanhas de incentivos são investimentos, não gastos.
Vamos com calma, mas em frente!
Depois de tudo definido, é só correr atrás dos resultados esperados. Em nota: nada de criar metas abusivas e impossíveis de serem alcançadas, hein?! A ideia aqui não é fazer seu colaborador atingir o impossível, mas, sim, conseguir o que é viável, dentro dos limites dele e da empresa. Afinal, é um tiro no pé não conseguir atender aos pedidos. Portanto, vamos com calma!
Com calma, sim, mas em frente sempre! Aos poucos, você vai começar a perceber os resultados positivos de sua campanha. Verá que o retorno cobre o investimento nas premiações e, de quebra, você adquiriu mais clientes. E é importantíssimo mantê-los, mas isso é assunto para outro post.