A importância do cliente satisfeito
Todos nós sabemos que não há empresa sem cliente. Nem mesmo a lojinha da esquina funciona se não tiver aquele cliente fiel que bate ponto, nem que seja uma vez por mês. E, se essa situação vira rotina, boa parte dos méritos é dada ao ponto principal que qualquer empresa deve focar: satisfação do cliente.
Quando há uma satisfação, o cliente tem prazer em retornar, recomenda e faz questão de dizer o quanto vale a pena comprar daquela empresa. É uma matemática muito simples, sem erro. Há varias pesquisas que confirmam que entre 10 pessoas, um cliente fala mal para 5, enquanto para falar bem, mal chega a 2. Logo, para chegar a conta de 100% de satisfação, tem que ter muito esforço e preparação.
Obviamente, não é algo tão simples assim. Afinal, não é uma tarefa das mais fáceis agradar a todos. Pelo contrário, chega bem próximo da linha do impossível.
Mas é nisso que devemos pensar em cada dia. É preciso se dispor a resolver os problemas e necessidades dos clientes da melhor e mais prática maneira possível. E, por mais difícil e estranho que possa soar, nem sempre é afirmar que o cliente tem sempre razão. É garantir que o cliente esteja indo para o melhor caminho, mesmo que tenha que dizer alguns “nãos”, o ouvir lamentações, mas saber argumentar que determinada opção, pode não ser a melhor para o momento.
É um esforço diário, que deve ser feito com muito cuidado e carinho. Talvez, partindo da premissa principal: não faça com seus clientes o que não gostariam que fizessem com você. Só esse pequeno pensamento já pode trazer muita melhora no atendimento. Afinal, ninguém gosta de ser mal atendido, não é?
E, um bom atendimento é 50% (para alguns, até mais) de garantia de um cliente satisfeito. Alinhado com um produto/serviço de qualidade, é puro sucesso. Afinal, um cliente te procura procurando um produto ou serviço, então não tem como não focar nesse ponto, também.
E a que conclusão que chegamos com isso?
Mais do que ter um cliente satisfeito, você tem um cliente fiel, que, como dito acima, vai indicar sua empresa quando algum amigo pedir uma indicação, que voltará a comprar sempre que precisa de seus produtos ou serviços. E, dessa forma, todos saem ganhando: o cliente, satisfeito com o que foi oferecido, e você, satisfeito com mais uma venda realizada.
Texto por: Tânia Saad | Equipe CADA Comunicação
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