Scroll Top

Instagram and its updates: meet IGTV

bem-vindo-ao-igtv

IGTV: nova ferramenta do Instagram vem para bater de frente com o Youtube. E agora?!

Nosso querido Tio Mark não para. Tretou, relou, o Instagram atualizou. Quem está direto no aplicativo sabe que nos últimos dias, ele tem sido atualizado constantemente. Chegamos ao ponto de parar e perguntar: Mark não tem nenhum amigo que diga “vamos dar uma pausa?”.

Bom, se tem ou não esse amigo, não sabemos, mas é fato que há muitas mudanças acontecendo no aplicativo de fotos mais famoso do mundo.  E a mais recente, é o que ele chama de IGTV. A proposta?! Concorrer com o Youtube. Simples, assim.

É possível que você já tenha recebido a atualização do app e a IGTV já esteja aparecendo ao lado das Directs do Instagram (imagem abaixo). Caso ainda não tenha recebido, não se desespere: ela será liberada aos poucos para todos os usuários.

De qualquer forma, hoje vamos falar o que essa nova mudança pode trazer de bom (e, quem sabe, de ruim) para o mundo das redes sociais.

 E agora, Youtube?

Como mencionei acima, o objetivo do IGTV é muito claro: ser concorrente direto do Youtube, da gigante Google. Neste primeiro momento, serão permitidos vídeos de 15 a 10 minutos, podendo, com o passar do uso, chegar a 1 hora de duração.

Muito? Talvez. Resta muito saber como os produtores de conteúdo irão lidar com esse tempo. Afinal, o Youtube também permite vídeos longos, mas são raros os que extrapolam um determinado limite de tempo. Até porque, convenhamos, o mundo anda muito corrido para as pessoas pararem para ver 1 hora de um vídeo qualquer, a menos que seja algo mais focado: série, documentário, curta, entre outros.

Outra coisa a ser destacada no IGTV: o conteúdo dos vídeos é em formato vertical. O que gera outra opção para quem quer produzir conteúdo. Você tem dois formatos (vertical no IGTV e horizontal no Youtube) para explorar. Podendo focar em apenas um ou não.

A verdade é que não dá pra ficar de olhos fechados e ignorar o que essa nova ferramenta traz. Nem as possibilidades que ela pode trazer, tanto para pessoas físicas quanto para marcas.

E, falando em marca…

Já que tocamos no assunto de marca, vamos focar um pouco neste assunto. Uma pequena empresa, principalmente, nem sempre tem uma estrutura grande para poder fazer vídeos bem elaborados no Youtube. Que, aliás, tem se tornado, cada vez mais, uma grande fonte de produções audiovisuais dignas de qualquer programa de TV. Com o conteúdo vertical do IGTV, as opções ampliam para este pequeno empresário, pois ele só precisa do celular para poder gravar um conteúdo para a plataforma.

Por mais que isso possa deixar a plataforma mais informal, não tira o mérito do conteúdo e das possibilidades que podem ser geradas naquele novo espaço. Sendo assim, há muito que se explorar, enquanto empresa, nesta nova ferramenta.

Até mesmo um pessoa que tenha um bom número de seguidores, dá novas opções para ela, um novo tipo de formato e interação com seu público.

E o que vem depois?

Essa é a grande questão: o que virá agora? Qual será a nova atualização do tio Mark que vai movimentar o mundo do social media?! Acredito que muito estejam se perguntando sobre isso. E a resposta só virá, mesmo, com o tempo.

O pouco que sabemos é que a intenção é que os vídeos do IGTV sejam monetizados, assim como no Youtube. O que pode significar uma boa disputa por espaços entre essas duas grandes empresas. E, como representantes do marketing, concordamos que a concorrência tende a ser benéfica para os consumidores. O que nos resta é aguardar e esperar pra ver o que o Youtube fará com relação a tudo isso.

Leave a comment