Muito se fala atualmente sobre Comunicação Integrada e sua importância. Em um conceito básico e rápido, podemos dizer que Comunicação Integrada é a forma de empresa se comunicar com seus diversos públicos de uma maneira única, uniforme. A mensagem pode modificar, mas a maneira como esta mensagem deve ser entregue, deverá ser a mesma, tanto para o cliente interno, quanto para o cliente externo.
Mas, afinal, por que uma Comunicação Integrada é importante?
A comunicação em geral, a forma como a empresa se relaciona com seus públicos, pode revelar como a empresa é em sua cultura e valores. Quando a Comunicação Integrada é bem feita, há uma redução nas falhas. Há uma maior transparência nas informações necessárias para os devidos públicos. O colaborador passa a confiar e defender a empresa, pois vê que as informações passadas à eles, também são coerentes ao que se é visto do lado de fora.
De nada adianta uma empresa se esforçar para conseguir atingir seu público externo, se não há uma preocupação com o interno. E vice-versa. A Comunicação Integrada visa trabalhar com todos os públicos e em todas as vertentes da comunicação, seja ela Institucional, Administrativa ou Mercadológica. Dessa forma, todos os públicos são atingidos e recebem a informação de forma padronizada: o que modifica é o conteúdo, mas não a forma como se é passado.
Claro que existem modificações necessárias, mas a integração entre essas comunicações são essenciais para manter a imagem da empresa em alta e muito bem definida. É preciso coerência e, caso as comunicações sejam administradas por departamentos diferentes, adaptações para que todos falem a “mesma língua”.
A Comunicação Integrada está aí para mostrar a todos como sua empresa trabalha. E, como toda boa comunicação, você pode adaptá-la para atingir os objetivos que deseja. Basta coerência com o que se mostra e o que se faz. Afinal, não dá pra ser descolado comunicando, mas conservador administrando. Exatamente por isso, a comunicação deve refletir o que diz sua cultura e seus valores. Não adianta tentar ser o que não se é, independente de qual é o seu objetivo na comunicação.
O que você passa para seu público externo, deve ser repassado, também, ao seu público interno – incluindo, como já foi dito, a maneira como as informações são passadas. Assim, seus colaboradores estarão engajados, dispostos a ouvir e a trabalhar para o desenvolvimento da sua empresa, acreditando no que é dito em cada comunicação realizada. Pense nisso!
Texto escrito por Tânia Saad, da equipe da CADA Comunicação
tania.saad@cadacomunicacao.com.br