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5 dicas infaliveis para um evento de sucesso

Separamos 5 dicas para um evento de sucesso, confira!

5 dicas infalíveis para um evento de sucesso

Quando falamos em eventos, sempre temos que ter em mente que cada um é único e precisa ser pensado de forma separada, sem associar com um evento anterior. Mesmo se se tratar de um evento que ocorre todo ano, por exemplo. Dito isso, hoje trouxemos 5 dicas para um evento de sucesso – fique até o final para conferir um bônus!

1. Planejamento

O óbvio também precisa ser dito. Então não podemos deixar de fora um dos tópicos essenciais e bases para qualquer evento bem sucedido: planeje-se. Pois um bom planejamento é sinônimo de um evento bem estruturado. Quando seu planejamento é bem feito, até os imprevistos, ficam fáceis de serem resolvidos. 

2. Organização

Estipular prazos, fazer checklists, tudo isso é essencial para manter a ordem. Uma dica que te ajuda muito nessa fase é procurar manter uma planilha ou aplicativo para controle das etapas do processo. Assim, você consegue se organizar de forma a manter os prazos dentro do período viável para execução do evento.

3. Objetivo

Todo evento precisa de um objetivo. Do mais simples ao mais complexo, você precisa saber onde quer chegar para poder fazer seu evento acontecer. Por isso, sempre se pergunte o que pretende para direcionar suas estratégias e formatos de seu evento.

4. Equipe

Nada como uma boa equipe. Tenha por perto sempre pessoas dispostas e focadas em solucionar problemas. Afinal, imprevistos acontecem, mas uma boa equipe é o que te ajudará a solucioná-los de forma rápida e sem prejuízos. Contrate parceiros de confiança que possam somar ao seu evento e te ajudar nas mais diversas situações.

5. Fornecedores

O mesmo do anterior, vale para este aqui: tenha fornecedores de confiança, que possuam equipamentos e técnicos que entreguem a qualidade que você precisa. Assim, você pode se preocupar com outras coisas que exigem mais da sua presença, como receber os convidados.

Bônus

A CADA te ajuda a realizar seu evento desde o planejamento até a execução, fale conosco que podemos te ajudar!

Jeito CADA de fazer eventos

Nós temos nosso jeito próprio de fazer eventos, venha saber como!

Imagem de uma feira de eventos desfocada

Aqui na CADA, o nosso jeito sempre começa com duas coisas: objetivo e orçamento. Quando um cliente nos contrata para realizar a feira de eventos do setor dele, perguntamos se ele tem algo em mente para apresentar na feira e qual orçamento total para tal. 

Após sabermos esses dois pontos, iniciamos o planejamento. 

Feira de eventos

Normalmente uma feira de eventos possui uma estrutura específica, com espaços limitados para o cliente poder usar. Eles costumam possuir um mapa do local, então já começamos escolhendo uma boa posição para que o estande do cliente receba muitas visitas. 

Inovar é preciso

Quando falamos de uma feira, temos que considerar que seus principais concorrentes também estarão presentes. E para poder se destacar, é preciso inovar. 

Buscar ideias que fazem o público que visita o local sair do comum e ter em seu estande algo inesquecível. Ações interativas, layouts, premiações, são algumas atitudes que podem atrair mais visitas. 

Layout diferenciado

Uma boa forma de inovar é apresentar um layout diferenciado. Fugir do básico, com mesas e balcões, para algo mais descolado, como puffs e opções de entretenimento. 

Repare: quando você visita uma feira, qual o estante que mais te chama a atenção? Provavelmente você respondeu “aquele que sai do comum”. Pois é isso que você deve fazer com seu layout. 

Personagens temáticos

Estar bem localizado nem sempre significa receber todos os visitantes. Alguns ficam limitados a um único local da feira, e isso é normal. Por isso, uma boa estratégia é conseguir personagens temáticos para seu estante, que passeiem pelo local e incentivem a pessoas a visitarem o seu local. 

Realidade Virtual

O mundo é digital. Por isso, que tal criar um jogo em realidade virtual para seus visitantes ganharem brindes e prêmios? Você pode realizar um jogo de caça ao tesouro, com a pessoa andando pela feira e encontrando itens escondidos que valem prêmios. 

Junto com o layout diferenciado, essa é outra forma de ficar marcado na memória dos visitantes do espaço. 

Continue a criar

É possível criar várias ideias para utilizar em uma feira de eventos do seu setor. E, já sabe, a CADA está aqui para te ajudar! 

Jeito CADA de fazer marketing direto

A CADA tem seu próprio jeito de fazer marketing direto, confira um pouco como trabalhamos

Homem com alto falante e um tablet, para exemplificar o marketing direto

Aqui na CADA, avaliamos CADA cliente para poder fazer uma estratégia. Pois, quando falamos em marketing direto, sempre iniciamos com uma análise estratégica. E sempre levando em consideração as necessidades e orçamento do cliente.

Não podemos pensar de forma generalizada. Algumas ações são muito específicas e nem sempre pode ser útil para todos. Portanto, vamos falar algumas estratégias que montamos para nossos clientes.

Cliente oculto

Cliente oculto é uma das melhores soluções em marketing direto. Com ele, é possível avaliar atendimento, premiar indicações de produtos, analisar procura, aumentar demandas, entre outros.

Hoje, vamos focar na premiação por indicação. Funciona da seguinte forma: um profissional treinado se passa por um cliente, o vendedor que indicar o produto de uma determinada marca, ganha uma premiação. 

Esta ação é ótima para estimular as vendas de sua marca em um comércio, além de aumentar a demanda do produto. 

Mala Direta

Se você leu mala direta e pensou que ninguém mais usa esse artifício, pense novamente. Com o mundo tão digital, usar de algo físico é uma boa estratégia para fazer algo diferente. 

Já enviamos mala direta com cupom de desconto para uma primeira compra e foi um sucesso. Às vezes, o desconto é o incentivo que falta para o cliente fechar a compra. 

Fidelidade

Campanhas de fidelidade são muito comuns, tanto para produtos quanto para serviços. E podem ser aplicadas de diversas formas: descontos progressivos, compre 10 e ganhe 1, acumule pontos. Enfim, são muitas opções para você fidelizar seu cliente e fazer com que ele tenha um motivo a mais para comprar de você. 

Cada cliente, uma escolha

Como falamos, essas foram algumas estratégias que fizemos com alguns clientes, mas não quer dizer que funcionará para todos. Para saber melhor qual estratégia ideal para você, fala conosco que temos a solução ideal para seu negócio.

O que é um evento corporativo?

Um exemplo prático de como funciona um evento corporativo.

Palestrante falando para uma plateia em um evento corporativo

Quando falamos em evento corporativo, podemos considerar vários exemplos. E isso varia conforme os objetivos e propostas do evento em questão.
Suponhamos que você reúna seus principais clientes em um único local, dia e hora determinados para apresentar um novo produto.

Esta apresentação pode ser uma palestra em um auditório de sua empresa ou em um restaurante fechado, em um Centro de Exposição ou em alguma feira conhecida do mercado, ou até mesmo um evento mais simples para o público interno. 

As possibilidades são inúmeras! 

Formatos de evento corporativo

Para definir o formato, você precisa pensar em três pontos chaves: onde, como e quem. 

Onde será feito o evento? Será online ou presencial? Em um local próprio ou precisará ser locado?

Como este produto será apresentado? É algo mais interativo ou uma palestra simples com o SEO da empresa?

Quem estará no local? Todos os seus clientes ou apenas uma parcela? Algum departamento da sua empresa também deverá estar no local?

Em resposta às perguntas acima, você decide que irá fazer uma palestra com o SEO de sua empresa, com seus clientes principais e sua equipe comercial. Para o local, decide alugar um salão de hotel, de fácil acesso para todos. Com isso, então, podemos partir para o orçamento.

Orçamento

Existem situações que você precisará trabalhar com o orçamento pré-definido e, em cima do valor ofertado, fazer as escolhas do formato, já que um evento online gera um custo muito menor do que presencial, por exemplo. Considerando que o seu limite de orçamento é alto, então você poderá trabalhar com uma margem maior. E poderá partir para o próximo passo: o planejamento.

Planejamento

O planejamento inicia-se a partir do momento que temos a intenção de fazer o evento. Todo processo passa pelo planejamento, porém ao definir data, hora e local, é quando entramos na principal parte de execução desta etapa. E, assim, o evento começa a criar forma.

Estrutura

Um evento demanda diversos tipos de estruturas. Desde cadeiras para os convidados, até microfone para quem for palestrar. Por isso, é preciso pensar em todos os detalhes para montar a estrutura: microfone, som, iluminação, palco, mesas, cadeiras, buffet, fotografia, audiovisual, etc. Aqui também começamos a buscar o principais fornecedores, para colaborar com a montagem dessa estrutura.

Equipe

Uma boa equipe é fundamental para um evento de sucesso. Da recepção aos produtos, todos precisam estar alinhados e bem treinados para melhor atender os convidados. Esta organização é fundamental para que todos saibam suas respectivas funções e deveres antes, durante e depois do evento.

Público

Por último, mas não menos importante: temos o público. A separação de como será feita a seleção e quais serão os clientes que estarão no local, também é importante para que o evento possa ser construído ao redor dessas pessoas. Afinal o produto será apresentado para eles. 

Um nome para várias abordagens

Evento corporativo não envolve apenas lançamento de produto. Até mesmo a confraternização de final de ano, é um evento corporativo. Podemos defini-lo como: todo evento que acontece para ou por uma empresa.

As opções são inúmeras e para todas elas, a CADA tem a solução ideal. 

Diferenças entre promotor técnico e promotor convencional

 

 

 

Afinal, quais as diferenças entre promotor técnico e promotor convencional? E onde elas impactam em seu negócio?  

Recentemente, falamos aqui sobre a promoção técnica de venda para seu negócio. Hoje, vamos continuar um pouco nesse tema, mas agora mais focado: afinal, qual a diferenças entre promotor técnico e o promotor de vendas que já conhecemos?

Como mencionamos no outro post, o promotor técnico tem um foco mais específico. Ele é para um produto que necessita de informações mais complexas e de um conhecimento mais elevado. Não é apenas uma demonstração do produto, é explicar suas atribuições, usos e outras informações que sejam pertinentes para o seu cliente final.

O conhecimento do promotor técnico sobre um produto é muito mais amplo se comparado a um promotor convencional. Exatamente por ter que saber essas especificações e explicá-las para o público de interesse. Muitas vezes, o promotor técnico já lida com pessoas com um conhecimento mais amplo, então poderá ser questionado a respeito.

A maior diferenciação

Como já deve ter ficado claro, o conhecimento do promotor técnico é a maior diferenciação para esse tipo de ação. Ele pode aprofundar mais no tratamento do seu produto e apresentar de uma forma mais convincente que ele é a melhor opção para o cliente.

Vai muito além de uma simples demonstração ou degustação. O promotor convencional está ali para poder divulgar um produto ou marca, o técnico divulga, além disso, a experiência, o resultado e o que esse produto tem a oferecer.

É a certeza de ter um entendimento melhor de seu produto, com uma resposta positiva no aumento de vendas.

Como saber de qual preciso?

Essa parte é um complemento para tudo que foi dito até agora. Em resumo, o foco está no seu produto. O que você vende? Se for um produto que necessita de uma apresentação mais técnica, você já tem sua resposta.

O vidro é um bom exemplo de produto que pode ser usado para a promoção técnica. Ele possui especificações que somente uma pessoa com conhecimento técnico pode passar. Orienta os vidraceiros e consumidores finais sobre as melhores práticas do mercado.

Outro produto que pede o uso de um promotor mais técnico, são os remédios. Por isso existem os propagandistas. Eles possuem um conhecimento para falar diretamente com a classe médica. São eles que apresentam novos medicamentos ou formas de utilização para os médicos, por isso, ele precisa ter conhecimento amplo.

Em resumo, quanto mais técnico seu produto for, mais necessária a presença de um promotor técnico será. Se você tem alguma dúvida se o seu produto se encaixa ou não nesses termos, fale conosco que podemos ajudar.

Promoção técnica de venda em seu negócio

O conjunto de estratégias que formam a promoção técnica pode ser o que falta para as suas vendas alavancarem.

Promoção técnica é uma palavra que pode assustar num primeiro momento. Quando se coloca o termo técnico com alguma palavra, às vezes soa complicado, não é?! Mas não é preciso esse medo todo e nem pensar que o termo é um bicho de sete cabeças.

Quando falamos em promoção, estamos falando de conjunto de estratégias para aumentar as vendas de um determinado produto. Esta é uma área que fica dentro do trade marketing e que trabalha com o foco principal de obter resultados para sua empresa.

A promoção técnica tem o mesmo objetivo, porém ela é…mais técnica. Um pouco óbvio, sabemos, mas vamos explicar melhor.

Acontece que existem determinados produtos que é preciso de um profissional mais qualificado para esse tipo de atendimento. São os promotores técnicos os responsáveis por fazer essa parte do processo.

Ele possui um conhecimento mais amplo do produto apresentado, podendo esclarecer mais dúvidas, passando uma confiança maior para quem está comprando. O promotor ou promotora técnica trabalham em função do produto e do cliente, meio que em conjunto.

Uma tática certeira para seu negócio

Se você possui um produto que possui muitas especificações e detalhes técnicos que pode ser um pouco complicado para passar para o seu consumidor final, a promoção técnica é para você. Por ser uma ação específica e criada de acordo com a necessidade do cliente, ela pode te ajudar de uma forma mais certeira. Com uma boa estratégia montada, o aumento das vendas e os resultados serão apenas consequência.

Portanto, se você está precisando dar uma guinada em suas vendas, mas ainda não descobriu uma forma de fazer isso, essa pode ser a solução que você procurava. A promoção técnica de vendas é uma excelente alternativa para obter os resultados que você precisa, dentro de um espaço de tempo determinado.

Lembrando que a CADA é especialista nessa modalidade e estamos aqui para te ajudar.

Investir em Trade Marketing?

Essa ação deixará suas vendas ainda maiores. 

Você pode nunca ter ouvido falar de trade marketing, mas é bem possível que já tenha usado alguma estratégia, mesmo que sem querer ou sem saber. A verdade é que, quando bem feito, ele pode trazer resultados certeiros para sua empresa.

A forma como você organiza seu produto, a promoção que é feita em cima dele, amostras, divulgação, tudo isso (e mais um pouco) é parte do trade marketing. Portanto, não dá pra negar, em primeiro lugar, que você não precisa do trade marketing.

Partindo desse princípio, pode ser um pouco consequência o motivo que faz você investir em trade.  Ele já está ali, mesmo que escondido, por que não aplicar técnicas necessárias para alavancar ainda mais seu negócio?

Juntar o útil ao agradável

Essa é a grande questão aqui: juntar o útil ao agradável. Fazer com que aquela promoção que já é feita, ganhe um novo significado e gere um retorno maior.

Quando se fala em trade marketing, todo processo é pensado visando as vendas. São várias estratégias criadas para que se obtenha o melhor resultado. E dificilmente você não tem um retorno positivo. A diferença pode estar na quantidade, mas o retorno sempre está lá. Por isso que falamos que investir em trade deixa suas vendas maiores.

Tivemos casos em que o aumento de vendas ficou acima de 50%. Consegue imaginar isso em números reais? É uma grande diferença.

Há muitas possibilidades

Como mencionei acima, o trade enquadra em vários segmentos, por assim dizer. Ele abrange uma gama de serviços muitos grandes, então o que não faltam são possibilidades sobre o que fazer. Tudo é uma questão de adaptação: onde tal serviço encaixa em meu negócio?

É exatamente nesse ponto que os profissionais de trade se encaixam. Eles conseguem avaliar qual a melhor estratégia para seu negócio e fazer com que tenha o melhor resultado.

E, claro, não custa nada lembrar que você pode sempre contar com a CADA para isso.

Precisamos falar de conteúdo!

A internet nos mostra cada vez mais que conteúdo é um dos pilares para se manter vivo no mundo online. Um bom conteúdo traz mais clientes, mais pessoas interessadas no que você tem a oferecer e, consequentemente, aumenta suas vendas e visibilidade.

Conteúdo e conteúdo. Muito do que se tem dito e feito hoje na internet gira em torno dessa palavrinha mágica. Seja em redes sociais ou num blog, cada vez mais é preciso falar a respeito desse assunto que domina o mundo do WWW.

Isso não é pra menos. Todo esse burburinho tem um motivo muito lógico: conteúdo é presente e o futuro da internet. Se nos primeiros anos a internet era limitada em publicações de grandes portais, que você consumia se tivesse ou não interesse, hoje, com as redes sociais,  você passou a ter a possibilidade de gerar essas postagens de seu interesse e acompanhar outros criadores de conteúdo . Essa opção fez com que, cada vez mais, o que e para quem é postado seja muito importante.

Por isso que precisamos falar de conteúdo

Se o presente e futuro da internet encontra-se no que se é produzido, falado, divulgado, então é preciso falar sobre.

Estamos num mundo cada vez mais rápido, onde as coisas mudam em um piscar de olhos. Logo, é preciso ser relevante. É preciso estar presente e apresentar conteúdo importante para quem te acompanha – ou sua vida online poderá passar a respirar por aparelhos em breve.

Vale lembrar que o que você gera, enquanto empresa, principalmente, tem que ter ligação com o que o seu público quer ver. Você precisa gerar o conteúdo que o seu público tem interesse, para virar um ciclo contínuo de interesse e engajamento.

Sem quem veja e se interesse pelo que você fala, perde um pouco do sentido de falar. É um dos princípios básicos de qualquer comunicação.

Claro que você não pode começar algo hoje e querer um retorno de milhares de visualizações. Não estou dizendo que é impossível acontecer, mas é preciso manter os pés no chão e fazer as coisas com calma e foco. Quanto mais conteúdo você gerar, maior será o aproveitamento e retorno a longo prazo.

Fé no que você tem a oferecer

Acho que é esse o grande trunfo de quem gera conteúdo para internet hoje: acreditar naquilo que você oferece a seu público. A gente vê muita coisa ruim? Sim! Mas isso se vê em todo lugar, a internet só faz isso intensificar. Porém, a partir do momento que você acredita e demonstra por A + B que o que você diz é importante, as pessoas vão te procurar. Isso é uma nova forma de falar da lei do retorno.

Paciência também é importante, por mais que seja difícil nos dias de hoje. Nesse mundo de gerar conteúdo para web, paciência e perseverança são dois requisitos fundamentais. É com tempo e dedicação que se faz uma boa audiência. Seja em redes sociais, seja em blog, seja em vídeos no Youtube.

Porém, se o que você diz faz sentido para quem lê, o retorno vem. Pode acreditar: o [seu] conteúdo tem um poder que talvez você nem imagine.

Coworking: nova modalidade de trabalho

Coworking: nova modalidade de trabalho

Com o aumento das startups e autônomos, o coworking vem chamado mais atenção e pode até ser considerado como a modalidade de trabalho do futuro para muitos.

Num mundo onde as startups ganham cada vez mais destaques, que o home office começa a ser mais difundindo entre as empresas, o coworking vem ganhando seu espaço!

Agora, se você se pergunta o que é ou nunca ouviu falar de coworking, já vai anotando no seu caderninho (ou bloco de notas do celular, afinal, 2018, né?!). Esse provavelmente é um nome que ainda vai ser muito divulgado. Ainda mais considerando que sua procura aumenta cada dia mais.

E o que é coworking?!

Coworking é um espaço compartilhado. Um local onde várias empresas ou autônomos dividem o espaço (internet, mesas, mobiliário, secretárias e até o cafezinho) de trabalho. Na raiz da palavra: “co” vem de cooperação e “working”, no inglês, trabalho.

Em um escritório de coworking, você encontra vários segmentos empresariais, logo, também abre as possibilidades para aumentar sua rede de networking.

É benéfico para todos, pois reduz os custos de quem não consegue bancar um escritório sozinho e lhe dá oportunidade de conhecer novas pessoas, empresas e oportunidades de negócios.

Por conta de todos esses benefícios, muitas empresas têm adotado essa modalidade de trabalho. O que aumenta a procura e criação desses espaços.

Trabalho do futuro?!

Há uma grande chance do coworking se tornar o trabalho do futuro, ainda mais quando pensamos em como o número de autônomos tem crescido no Brasil. Talvez por isso que a quantidade de escritórios dessa modalidade tem crescido e sendo mais procurada. Inclusive, sendo motivo de investimento para grandes nomes empresariais e sólidos, como o Itaú.

Claro que não há como prever o futuro e, da mesma forma que ontem pouco se ouvia falar a respeito de coworking, podemos ter uma reviravolta e tudo voltar ao que era antes. Mas é fato que a modalidade vem crescendo consideravelmente, até pelo que já foi apontado: o crescente número de autônomos no país.

O fato é que temos muito mais motivos para acreditar no futuro do coworking, como uma realidade próxima, do que o contrário. Pode ser que o boom da modalidade reduza com o passar do tempo, mas dificilmente deixará de existir.

Enquanto isso, ficamos de olho no impacto (tanto positivo quanto negativo) que isso pode trazer para o mercado. Até onde temos percebido, o positivo está ganhando!

O trabalho diário e contínuo com o marketing digital

O trabalho contínuo e diário com o Marketing Digital

Como funciona o trabalho diário do marketing digital? A paciência de um trabalho que não pode parar por não conseguir resultados imediatos.

Há alguns dias, nós falamos aqui sobre por que usar o marketing digital na sua empresa. Caso não tenha visto ainda, vale dar uma pausa e passar lá pra pegar alguns conceitos e ideias a respeito. Hoje, vamos comentar o quanto o Marketing Digital é um trabalho diário e contínuo.

Citamos no outro texto, que o marketing digital se trata de um conjunto de estratégias usadas para alavancar seu negócio por meio da internet. Uma dessas estratégias, por exemplo, foi o SEO (Search Engine Optimization). O SEO é uma ferramenta que você usa para alavancar sua posição no Google. E o que isso significa?! Se você começa a trabalhar com SEO de forma assertiva, a longo prazo, a tendência é que seu site/negócio comece a aparecer entre os primeiros lugares do buscador.

Vamos entender o trabalho diário?

Além do SEO, a maioria das outras ferramentas de marketing digital precisam de constância. Até mesmo quando falamos de posts patrocinados, quando se tem uma constância e bom desempenho no SEO, por exemplo, o seu post patrocinado também fica melhor posicionado e com um custo melhor.

Isso é a prova que precisa de um trabalho diário em cima de toda estratégia adotada. Quanto mais você investir em conteúdo orgânico (aquele que vem de seu público, que já te acompanha, sem precisar de link ou post patrocinado), mais retorno positivo você terá.

É post em redes sociais, post em blog, melhorias constantes em seu site, Landing Page (falaremos sobre este assunto em outro momento), várias coisas que, somadas, conferem uma melhor performance. Tudo isso parece pouco se pensado isoladamente, mas lá na frente, o resultado chega.

Por isso é preciso paciência!

A palavra da vez é: paciência. A gente sabe que nesse tempo de internet, onde tudo é muito imediatista, a paciência pode ser algo difícil de se conseguir. Porém, quando falamos de Marketing Digital, ela é fundamental.

Não se engane ao querer que o resultado de uma campanha de marketing digital apareça da noite pro dia. Isso demanda muito tempo, ok?! Por isso falamos que é um trabalho diário e contínuo. Se você começa na empolgação e acaba parando, seja qual for o motivo, tudo que você conquistou até ali, vai se perdendo. Então essa empolgação deve permanecer  do início ao fim, inclusive quando você já atingir os resultados esperado. Até porque, se você parar depois de atingir, alguém te alcança. Então, não desanime nunca.

Com o tempo, você vai aprender a fazer todas as coisas naturalmente, então não vai nem perceber que está usando estratégias para melhorar seu desempenho.

Foque no seu objetivo e vai com tudo!