WhatsApp Marketing: econômico e prático para sua empresa!
Já pensou em fazer uso do WhatsApp Marketing?
Que o WhatsApp virou o mensageiro queridinho dos brasileiros e das empresas, isso não é novidade pra ninguém. Longe de querermos discutir o que o trouxe até esse patamar, vamos falar um pouco sobre como aproveitar essa ferramenta para seu negócio.
O WhatsApp, assim como o e-mail, é uma ferramenta e tanto para fazer com que seus clientes recebam informativos a respeito de seus produtos ou serviços. Claro, isso tudo se ele autorizar e/ou solicitar o envio. De toda forma, é uma maneira fácil e rápida de contato com seus clientes. Até porque, atualmente, quem não está sempre com o celular no bolso (ou bolsa)?
O WhatsApp Marketing é uma nova forma de interação e divulgação por meio do mensageiro. Por ele, é possível manter um bom relacionamento com seu cliente, ao mesmo tempo em que divulga sua marca e se mantém na cabeça dele.
A probabilidade de ele te procurar quando precisar de algum serviço será muito maior. Afinal, ele já tem seu número ali, literalmente, na palma da mão. E a lembrança fresca de que você está sempre disponível para atendê-lo.
E como aproveitar o mensageiro?!
Existem várias maneiras e possibilidades para uso do Whats como uma ferramenta de negócio. Tanto ele percebeu isso que lançou há pouco tempo o WhatsApp Business, focado para pequenas empresas. Além de usar esse formato do aplicativo, você pode explorar todas as possibilidades que ele possui: imagens, vídeos, áudios, gifs, status e até combinar algumas dessas opções. Para o envio, você pode criar listas de transmissão e enviar aos seus contatos o que escolher, seja uma promoção ou um vídeo explicando alguma coisa interessante de seu negócio. Mas, importante: as listas de transmissão podem não funcionar se seu contato não tiver seu número cadastrado, então é bom pedir pra ele incluir seu número na agenda dele.
Claro, é preciso ter um limite e cautela. Nem tudo são flores nesse mundo de WhatsApp, então é preciso saber quando parar, também. Se um cliente, por qualquer motivo que seja, pede pra cancelar o envio, é importante cancelar o envio. Imagino que você também não goste de ser importunado quando diz que não quer mais receber alguma coisa, não é?! Funciona da mesma forma por aqui.
Além disso, tome cuidado com a frequência de envios. Receber uma mensagem todo dia de uma empresa é cansativo. Pode , inclusive, ser um motivo para seu cliente pedir para retirar o nome dele de sua lista de transmissão.
Tudo muito bom e muito bem, mas…
Você já deve ter ouvido falar que, para combater as fake news, o WhatsApp começou a limitar o envio de mensagens. Antes era possível enviar um arquivo (imagem, vídeo, documento, áudio) para 256 contatos de uma só vez. Agora, essa distribuição de mensagens foi limitada para 20 contatos por vez. Isso acaba prejudicando um pouco quem usa a ferramenta para negócios, com envio de informativos , promoções ou até o WhatsApp Marketing.
Porém, o Whats considera as listas de transmissão como um envio, o que pode facilitar para sua empresa, ainda mais se sua lista de contatos não for muito grande.
Mas será que isso é pra minha empresa?
Se essa pergunta estiver passando pela sua cabeça, a resposta é simples: sim! O WhatsApp Marketing, desde que administrado com cuidado, com certeza pode ser pra sua empresa. É uma questão de adaptar e saber desenvolver saídas para utilização do mensageiro.
Lembrando: é importante responder aos seus clientes, também. Afinal, o WhatsApp é via de mão dupla e pede uma resposta quando questionado.
Tomando todos esses cuidados, sabendo aproveitar e conhecendo bem de seu negócio, essa é uma excelente maneira prática e econômica de trabalhar um pouco do marketing de sua empresa.
E saiba que, se precisar, a CADA está aqui para te ajudar com isso!